terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Calles Compartidas


Imagem via Manual de Ruas Compartilhadas Dérive Lab


La calle no es solo para transportarnos, se trata del espacio público por excelencia en nuestras ciudades. Si las concebimos como tal, sin segregaciones ni controles extremos, podremos, además de mejorar la seguridad de los que nos movemos, permitir y estimular la vida pública que hemos dejado a un lado en las últimas décadas.

http://derivelab.org/publicaciones

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Projeto de Santiago Calatrava, Museu do Amanhã

Cortesia de Santiago Calatrava


Santiago Calatrava está comemorando a abertura do Museu do Amanhã esta semana no Rio de Janeiro. O museu, construído no Pier Mauá, possui uma distinta cobertura em balanço que se estende por 75 metros sobre a praça de 7600 metros quadrados do museu e 45 metros para o mar.
"A cidade do Rio de Janeiro está dando um exemplo ao mundo de como recuperar os espaços urbanos de qualidade através de uma intervenção drástica e a criação de equipamentos culturais, como o Museu do Amanhã e do novo Museu de Arte", disse Santiago Calatrava. "Esta visão nos levou, em nossos primeiros projetos, a propor a adição de uma praça em frente ao Museu. A praça cria um espaço urbano mais coeso e reflete uma maior transformação no entorno. "
Cortesia de Santiago Calatrava

Jardins, ciclovias, áreas de lazer e espelhos d'água cercam o museu de 18 metros de altura, oferecendo novos serviços ao público e dando a sensação de que o edifício está flutuando sobre a água.

Cortesia de Santiago Calatrava

"A ideia é que o edifício seja reconhecido como etéreo, quase flutuando sobre o mar, como um navio, um pássaro ou uma planta. Devido à natureza mutável das exposições, nós introduzimos uma estrutura arquetípica dentro do edifício. Esta simplicidade permite a versatilidade funcional do Museu, capaz de acomodar conferências ou agir como um espaço de pesquisa", disse Calatrava.

Cortesia de Santiago Calatrava

O espaço de exposição permanente está alojado no último pavimento do edifício. Ele apresenta uma cobertura com 10 metros de altura que emoldura a vista panorâmica da Baía de Guanabara.


http://www.archdaily.com.br/br/779008/projeto-de-santiago-calatrava-o-museu-do-amanha-e-inaugurado-no-rio-de-janeiro?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=f99a74c160-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-f99a74c160-410593293

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Projeto de edifício corporativo ecológico na França

Cortesia de Nicolas Laisné Associés


O escritório Nicolas Laisné Associés (NL*A Paris) divulgou planos para seu novo Offices With Terraces, um edifício corporativo em Nice, França, que busca estabelecer um novo padrão de ambientes de trabalho bio-climáticos. O layout do edifício gira em torno da ideia de espaços de trabalho flexíveis  que integram a paisagem dentro do edifício, mostrando uma abordagem ecologicamente consciente. 
A organização do edifício foi invertida e as circulações e passagens - localizadas tipicamente no centro - deslocadas para as fachadas para liberar o espaço central. 
Cortesia de Nicolas Laisné Associés

Cortesia de Nicolas Laisné Associés

"Este novo edifício de escritórios busca inspiração no clima mediterrâneo e no estilo de vida local para estabelecer um novo nível de qualidade para espaços de trabalho." comentou Christian Tordo, Presidente da éco-Vallée EPA. 

Cortesia de Nicolas Laisné Associés

O projeto faz parte do polo tecnológico Nice Méridia e tem 6.400 metros quadrados de área corporativa e 600 metros quadrados de área comercial. O edifício tem abertura prevista para 2018. 

Cortesia de Nicolas Laisné Associés

Cortesia de Nicolas Laisné Associés

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/778087/nl-star-a-divulga-projeto-de-edificio-corporativo-ecologico-na-franca

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Habitação de Interesse Social

Cortesia de 24.7 Arquitetura












  • Arquitetos: Giuliano Pelaio, Gustavo Tenca e Inácio Cardona
  • Localização: São Paulo, Brasil
  • Equipe de Projeto: Erica Souza, Saulo Feliciano
  • Área: 0.0 m2
  • Ano do projeto: 2010
  • Fotografias: Cortesia de 24.7 arquitetura
Fonte: http://www.archdaily.com.br