Por caminhos diferentes, o eclipse da história desencadeada pelo funcionalismo se prolonga no pós-moderno. (22)
Com muita argúcia e no apogeu do funcionalismo, Heidegger percebia que a verdadeira crise da arquitetura não era uma crise de alojamentos, mas uma crise do sentido do habitar - entendendo o habitar como o sentido do ser do homem e como o sentimento de proteção e segurança existencial frente aos deuses, ao universo e a si mesmo: "Já não aprendemos a habitação como se fosse o ser (sein) do homem; e menos ainda pensamos a habitação como traço fundamental da condição humana. É preciso, antes de tudo, aprender a habitar." (23)
Eis, então, a nossa chave de leitura: reconhecermos na arché da arquitetura a arché da época, do mundo, do modo pelo qual os "homens habitaram a terra em um determinado momento".
Texto: A Formação do Homem Moderno através da Arquitetura
A formação do homem moderno vista através da arquitetura/Carlos Antônio Leite Brandão - 2ª Edição - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. Coleção Humanitas
Com muita argúcia e no apogeu do funcionalismo, Heidegger percebia que a verdadeira crise da arquitetura não era uma crise de alojamentos, mas uma crise do sentido do habitar - entendendo o habitar como o sentido do ser do homem e como o sentimento de proteção e segurança existencial frente aos deuses, ao universo e a si mesmo: "Já não aprendemos a habitação como se fosse o ser (sein) do homem; e menos ainda pensamos a habitação como traço fundamental da condição humana. É preciso, antes de tudo, aprender a habitar." (23)
Eis, então, a nossa chave de leitura: reconhecermos na arché da arquitetura a arché da época, do mundo, do modo pelo qual os "homens habitaram a terra em um determinado momento".
Texto: A Formação do Homem Moderno através da Arquitetura
A formação do homem moderno vista através da arquitetura/Carlos Antônio Leite Brandão - 2ª Edição - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. Coleção Humanitas
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