quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Louis Sullivan



Louis Sullivan, o "Pai dos Arranha-céus" de Chicago antecedeu o modernismo com a célebre frase "a forma segue a função". 
Sullivan foi um prodígio da arquitetura, tendo iniciado seus estudos de graduação no MIT aos 16 anos. Um ano mais tarde deixou o MIT e aos 24 anos se juntou a Dankmar Adler como sócio do escritório Adler and Sullivan.



Sullivan é mais citado por sua influência em alguns arquitetos modernistas que o seguiram, incluindo seu protégé Frank Lloyd Wright. Embora seja conhecido pelo uso do ornamento, sua verdadeira inovação foi incorporar estilos ornamentais precedentes em novos edifícios em altura que surgiam no final do século XIX, utilizando o estes ornamentos para enfatizar a verticalidade de suas obras. É esse princípio que o levou a proclamar a famosa sentença "a forma segue a função", embora o próprio Sullivan desse os créditos dessa frase a Vitruvius.
Por suas inovações em edifícios em altura, Sullivan é frequentemente citado como parte da primeira "Escola de Chicago" de arquitetura, caracterizada por seus edifícios de estrutura metálica e fechamentos em alvenaria ornamentada. Dentre os edifícios pelos quais Sullivan é conhecido estão o Wainwright Building em Saint Louis, o Guaranty Building em Buffalo, e o  Carson Pirie Scott Building em Chicago.
Cita:Stott, Rory. "Em foco: Louis Sullivan" [Spotlight: Louis Sullivan] 03 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado 3 Set 2015. <http://www.archdaily.com.br/br/626678/em-foco-louis-sullivan>

Nenhum comentário:

Postar um comentário