O escritório Vincent Callebaut Architectures recebeu menção honrosa por sua proposta intitulada "Wooden Orchids” para a Mount Lu Estate of World Architecture Competition, organizada pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) - um concurso que desafiava os participantes a proporem diversos edifícios culturais e comerciais nas proximidades de um dos maiores jardins de flores do mundo. Wooden Orchids consolida essas funções em um centro que conversa com os aspectos demográficos e climáticos da região.
O projeto consegue isso através de espaços públicos e privados interpenetrados que encorajam a responsabilidade ambiental desde a esfera individual até a comunitária, todas contidas em um grande "jardim".
Inspirado por sequências numéricas encontradas na natureza, Wooden Orchids deriva sua forma de uma seção aura e de um padrão biomimético. O complexo comercial emprega estruturas pré-fabricadas de madeira para emular as pétalas das orquídeas, que são, então, replicadas para conformar um volume prismático.
A fabricação das células emprega processos aditivos e subtrativos em resposta a seus programas. As salas de cinema, a biblioteca, as instalações da academia e os serviços de alimentação, por exemplo, apresentam fachadas sólidas, enquanto que o mercado de produtos naturais e as lojas se mesclam aos jardins e trazem luz natural aos ambientes internos através de fachadas abertas.
http://www.archdaily.com.br/br/768146/vincent-callebaut-propoe-um-shopping-na-china-inspirado-na-geometria-de-uma-flor?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=284d70bdc8-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-284d70bdc8-410593293
Nenhum comentário:
Postar um comentário