quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vilanova Artigas



https://www.youtube.com/watch?v=4YRaVzFBiuU



A obra de Vilanova Artigas ainda influencia várias gerações. 

O arquiteto professor com suas ideias de esquerda 
é um dos incentivadores da arquitetura social.

Técnica construtiva com uso do concreto aparente e valorização da estrutura.

Artigas tinha o olhar totalmente focado no ser humano, no social, para ele o espaço público deveria ser privado, e vice versa.

Artiga pensava o projeto sempre como público, mesmo uma residência deveria ser pública.

"A função social do arquiteto é trabalhar para a sociedade como um todo e não só para uma classe de burgueses abastados, é trabalhar a favor da distribuição de renda, de uma melhor qualidade de vida para aqueles que não estavam sendo privilegiados no desenvolvimento urbano, agir contra a especulação imobiliário, defender os interesses das classes sociais mais baixas, colocar o interesse público na agenda da Arquitetura." Guilherme Wisnik




Priscilla Maciel Teixeira pichimt@gmail.com

22 de out
para mim
Desabafo:
Nossa, quando vejo umas matérias dessas, me dá uma sensação de felicidade e esperança! Ver um dos maiores arquitetos, ou melhor, a maioria dos arquitetos que se destacam/destacaram com um pensamento que envolve as grandes massas e é contra a esse estilo de vida que estamos desenvolvendo dentro da sociedade. Uma arquitetura anárquica, no sentido de ir contra as tendências vis e perversas que a classe opressora estimula em nosso meio!
Me faz acreditar ainda mais na profissão que escolhi, e na mudança de um mundo inteiro, a partir de um "simples" edificio. Eu acredito nisso! Eu acredito nele! E vou continuar, porque se depender de profissionais e até próprios colegas de curso, essa visão não passa da utopia e do mundo das ideias, e acho que já tem gente demais pensando assim.
Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário