A Holanda é famosa por sua política de tolerância às drogas, por ter legalizado a prostituição e por ter parte do seu território abaixo do nível do mar. Claro que existem dezenas de outras coisas interessantes na Holanda, mas para quem curte Recursos Hídricos, os Poldersholandeses são a primeira coisa que se vem à mente quando se fala nesse país.
Um polder é uma porção de terreno baixo e plano construído de forma artificial, localizada entre aterros conhecidos como diques e, utilizado para a agricultura ou habitação. Nele, a drenagem das águas pluviais deve ser realizada por meio de canais com comportas e/ou bombas, a fim de impedir a subida excessiva da água no interior da área ensecada pelos diques. Essas estruturas estão entre as mais importantes técnicas clássicas da drenagem para controle de enchentes, utilizadas para proteger regiões baixas próximas a rios ou mares. Assim, regiões urbanas onde o rio antes extravasava, ou eram tomadas pelo mar, passam a estar “secas” para a ocupação humana.
O caso dos polders da Holanda é emblemático. A Holanda está localizada entre “Mar do Norte” e o delta dos cinco principais rios do Noroeste da Europa. Seu território é muito plano e baixo e cerca de um quarto de suas terras estão abaixo do nível do mar, o que só é possível por serem regiões protegida por polders. Por isso o nome NederLand “terra baixa”, ou Países Baixos.
A construção dos polders holandeses teve inicio séculos atrás. O processo de edificação de umpolder era feito a partir da construção de diques em torno das áreas encharcadas para evitar a entrada de água do mar. Em seguida as poças de água eram “secas” por bombas tipo parafuso de Arquimedes, que eram antigamente acionadas por moinhos de vento.
Estima-se que hoje haja mais de 3000 polders na Holanda, sendo alguns com grandes dimensões, maiores do que 50 mil hectares. Todos são monitorados com rigor para evitar o avanço do mar.
http://aquafluxus.com.br/?p=6245&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2Faquafluxus+%28Aquafluxus%29
Nenhum comentário:
Postar um comentário