© Chicago History Museum: HB-8506-K4. Cortesía de www.900910.com
"(...) Pessoalmente, gosto de ter limites. Penso que para os que têm poucas habilidades seria muita liberdade. Quando se tem menos limites deve-se tomar mais cuidado. (...)" Celebramos hoje o 129° aniversário de um dos mestres da arquitetura moderna, Ludwig Mies van der Rohe. Nascido na Alemanha, já aos 14 anos de idade começara a se envolver com a oficina de esculturas de pedra de seu pai. Em 1905 mudou-se para Berlim para colaborar com Bruno Paul e Peter Behrens, onde conheceu Walter Gropius e Le Corbusier. O encontro com estes arquitetos guiou Mies ao uso de técnicas estruturais avançadas e pureza no desenho de suas futuras obras. Em 1912 abriu seu próprio escritório de arquitetura. Mais informações a seguir.
© Usuario de Flickr: Greg Robbins
Editor da famosa Revista G, junto a personagens chaves do Neoplasticismo como van Doesburg e Lissitzky, Mies foi muito influenciado pelos novos conceitos vanguardistas de ortogonalidade, abstração e fluidez espacial. © Flickr: usuario- Gándolas Além de ter construído obras como a Casa Urbig (1917) e o edifício Afrikanischestrasse (1927), em 1929 recebe o projeto mais emblemático de sua carreira, o Pavilhão Nacional da Alemanha para a Exposição Internacional de Barcelona, onde alcançou a máxima expressão de seu estilo. Logo após ter dirigido a Bauhaus até 1933, assumiu a faculdade de arquitetura do Illinois Technology Institute em Chicago, a qual viria a remodelar, tornando-se mais uma de suas importantes obras. Outras de suas obras foram a Casa Farnsworth, concluída em 1950, o Edifício IBM, de 1973, a Neue National Gallery de Berlim, o Seagram Building em Nova Iorque, o Parque Lafayette, o Centro Federal de Chicago, a Villa Tugendhat, de 1930, dentre muitas outras que serviram e servem de inspiração para arquitetos e estudantes em todo o mundo.
© Jamie Schafer
Mies, um arquiteto vanguardista, obcecado pela simplicidade, pelos detalhes e pela elegância da arquitetura, nos deixou em 1969.
© Garrett Rock
Mais sobre Mies van der Rohe aqui.
|
terça-feira, 21 de abril de 2015
Mies Van der Rohe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário